Foi revogada nesta terça-feira (22), a prisão preventiva do ex-deputado Mario Cavallazzi, proprietário de extração de areia em Canelinha. A liberdade provisória foi concedida mediante fiança de R$ 150 mil pela Justiça Federal de Florianópolis. O valor deve ser pago até o dia 11 de abril.
Mario Cavallazzi, foi preso no dia 10 de março, na Operação Blindagem, da Polícia Federal. Nesta operação foram realizados cumprimentos de um mandado de prisão preventiva, contra o Mario, seis de prisão temporária e quatro de busca e mandados de sequestro de bens. No Vale do Rio Tijucas, os mandatos foram cumpridos nas cidades de Nova Trento e Canelinha. Do município neotrentino, duas pessoas foram levadas para a Superintendência da PF na Capital.
Segundo PF, Cavallazzi é o principal investigado, em suposta lavagem de dinheiro envolvendo contrato com o BNDES, além do crime de usurpação de bens da União, por meio da exploração de argila e areia. Conforme a Justiça Federal, além da fiança, Mario, teve que entregar o passaporte e comparecer mensalmente à Justiça. O caso segue em segredo de Justiça.
Operação Blindagem
As investigações apuraram fraudes e crimes de ordem tributária e sonegação fiscal. Conforme os policiais, o ex-secretário usava pessoas e empresas para ocultar o patrimônio pessoal estimado em quase R$ 11 milhões. A origem deste dinheiro estaria ligada ao financimento feito com o BNDES, liberado com a apresentação de documentos falsificados. Este valor foi incrementado por atividades de mineração no município de Canelinha.
“As pessoas usadas como laranjas estão colaborando e conversando a respeito dos fatos, porque, em princípio não têm interesse em ocultar nada”, explicou o delegado Christian Luz Barth.
Além da prisão do ex-secretário, outros seis mandados de prisão temporária foram cumpridos em 10 de março na capital e nas cidades de São João Batista e Nova Trento, na Grande Florianópolis. Foram cumpridos ainda quatro mandados de busca e sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal.
Relembre a operação
http://radiosuper.fm/noticias/cidade/policia-federal-deflagra-operacao-em-nova-trento-e-canelinha/