A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Nadir Maria Dadam Reinert, 77 anos, nasceu no bairro Rio do Braço, em São João Batista e sempre trabalhou na cidade. Moradora do Centro, Nadir foi a terceira normalista a atuar no município. Normalistas eram as mulheres que se formavam no Curso Normal conhecido como Magistério de 1º grau ou Pedagógico, ou seja, um tipo de habilitação para o magistério, nas séries iniciais do ensino fundamental.
Foi na Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, no distrito de Tigipió que ela atuou por muitos anos. Além de professora foi diretora escolar. “Na época abríamos turmas para adultos à noite, lembro-me com carinho de cada um”, conta.
No período a frente da instituição como diretora, Nadir releva que trazia os pais para dentro da escola. Ela os convidava para ajudar na manutenção, limpeza, plantio de horta, pinturas e até mesmo para buscar recursos. “Eu mandava pedir um taxi, com ele vínhamos para o Centro, passávamos por Canelinha até chegar a Joáia, em Tijucas. Pedíamos telhas, tijolos, madeiras, materiais e assim construíamos o que era preciso”, afirma.
Nadir também recorda do período em que realizavam festas, viravam a noite na escola para fazer picolé, puxa – puxa, bolos e guloseimas para servir. “Foi uma época que eu sinto saudades”, diz.
Por um período também participou do Grupo de Caridade da Igreja. Atualmente faz parte da Legião de Maria, onde junto do grupo visitam idosos, doentes e pessoas que precisam de uma palavra amiga.
SOLENIDADE
Todas as mulheres receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.