Mais de 80 quedas de barreiras já foram contabilizadas pela Defesa Civil de Nova Trento nos últimos dias. As estradas do interior do município enfrentam sérios problemas, comprometendo inclusive o fluxo de veículos. Comunidades do interior já estão sem acesso e a previsão de chuva para os próximos dias deve piorar a situação.
Saturação do solo com as chuvas das últimas semanas agrava a situação. Fazem mais de 15 dias que a região não tem sequência de dias de sol. O clima compromete os serviços de manutenção, principalmente nas estradas de terra do interior. Nas redes sociais a população tem protestado contra situação das estradas. Fotos e vídeos estão sendo compartilhados.
“Chamamos atenção das pessoas para que tenham muito cuidado ao se deslocarem. Quando temos problemas de deslizamentos, é preciso ter muita atenção”, afirma Sálvio Tonini, coordenador da Defesa Civil. Em alguns pontos do município ‘‘atoleiros’’ foram formados. Ribeirão Veado, Valsugana, Trombudo, São Caetano, Frederico, Mato Queimado, Claraíba e na comunidade do Krequer, Velha, São Valetin entre outros. No Morro do Aguti um deslizamento foi registrado nas últimas horas.
Moradora do Espraiado II publicou em rede social que ficou presa em um trecho de estrada do município com outros veículos. “Nossas estradas já estiveram ruim sim. Mas pelo menos [..] colocavam brita, pedras, macadame e quando o sol aparecia eles terminavam de arruma. Preciso desta estrada para ir para casa”, afirma Andreia Guarnieri.
De acordo com o coordenador, em razão das situações climáticas a prefeitura não tem o que fazer. Sálvio pede a colaboração da comunidade. Ele afirma que a prioridade é permitir que a população possa se deslocar nas comunidades. “Nosso alerta é que a população trafegue com cuidado e quando for possível será feita a manutenção das estradas”, diz.
Em alguns pontos está havendo estreitamento de pista, com deslizamento da parte baixa das estradas. O coordenador da Defesa Civil afirma que está sendo feito um levantamento, e dependendo da evolução da situação poderá ser decretado estado de emergência. Todos os fatores estão sendo analisados pela Administração Municipal.