Readequação no modelo de gestão da Prefeitura de São João Batista já começa a ser aplicado pelo prefeito Daniel Cândido (PSD). Mudanças antecipam Reforma Administrava que deverá ser encaminhada para Câmara de Vereadores no mês de abril e que vai extinguir secretarias e funções. Na sexta-feira (10) Plácido Vargas foi nomeado para comandar a nova Secretaria de Administração e Desenvolvimento.
Até agora os dois setores eram separados e tinham funções especificas. Já o setor de Finanças deverá ganhar uma secretaria própria que deve ser criada junto com a reforma administrativa em estudo. “Não haverá aumento no número de secretarias, é somente um ajuste para modernização da estrutura organizacional e dos métodos de trabalho”, explica Daniel Cândido.
Um dos motivos que antecipou a nomeação de Plácido Vargas foi a execução do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae. De acordo com a assessoria de imprensa, desde o inicio do ano o próprio prefeito respondia pelo Desenvolvimento. “Precisamos fazer mudanças importantes, como tenho anunciado desde a posse. São ações que fazem parte de uma gestão moderna, eficaz e transparente”, diz Cândido.
O projeto Cidade Empreendedora visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, atores do desenvolvimento, sala do empreendedor, compras públicas, Educação Empreendedora, Pesquisas e Planejamento Estratégico da Gestão Municipal, Gestão de Projetos e Plano de Desenvolvimento Econômico. O projeto deverá ser lançado em abril.
Plácido Vargas já fez parte da gestão municipal durante o primeiro mandato de Cândido com secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Nesse período travou uma guerra com o setor de mineração que explora o Rio Tijucas e conseguiu mobilizar Ministério Público e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) para exigir o cumprimento da legislação e preservação das margens do rio Tijucas. Ele também já cumpriu mandato como vereador.