A notícia de que uma forte massa de frio poderá provocar temperatura abaixo de zero e geada no Sul do Brasil nos próximos dias, ascendeu também as especulações sobre a possibilidade de nevar.
Possibilidade de neve no próximo fim de semana
No próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, uma forte e grande massa de ar muito frio, de origem polar chega ao Brasil e a temperatura já começa a baixar muito na Região Sul. Se há uma chance de nevar, quando o fenômeno poderia ocorrer?
A possibilidade de nevar no fim de semana existe, mas é baixa. A Climatempo considera a ocorrência de fenômenos como neve e/ou chuva congelada apenas para as regiões mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há uma chance pequena de nevar em cidades como São José dos Ausentes na serra gaúcha, e em São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, todas em Santa Catarina.
A maior chance de nevar é entre o fim da noite do sábado, 19 de maio, e durante a madrugada do domingo, 20 de maio. As condições para neve serão menores durante a tarde e noite do domingo por causa da dissipação da nebulosidade.
Ar gelado e ciclone extratropical
Não basta estar muito frio para nevar. É preciso que o ar esteja também bastante úmidopara que haja a formação de nuvens dentro das quais vão se desenvolver os flocos de neve.
O ar gelado do próximo fim de semana é garantido pela entrada da forte massa de ar friode origem polar que chega ao Sul do Brasil. A umidade para a formação das nuvens vem com os ventos de um forte ciclone extratropical que estará girando no mar, no litoral da Região Sul. Os ventos levam a umidade do mar para o interior gaúcho e catarinense estimulando a formação de muitas nuvens baixas.
A simulação das 12 UTC de 16/5/18 (9 horas em Brasília) para ocorrência de neve do modelo atmosférico GFS (Estados Unidos) deu indicação positiva para o fenômeno.