Destinado ao lazer e à convivência dos moradores do bairro Timbezinho, a Praça Dona Paula será inaugurada no próximo sábado (21), às 15h. Construída em área com cerca de 1,5 mil metros quadrados, a estrutura contempla quadra de areia, academia ao ar livre, playground, bancos e iluminação.
“É mais uma melhoria que temos a honra de entregar dentro do processo de transformação que o Timbezinho tem passado nos últimos anos. Um espaço que com certeza será muito útil à comunidade. Sabemos que precisamos fazer ainda mais e, pouco a pouco, estamos avançando”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Localizada na rua José Crispim Alexandre, no Loteamento Morada do Engenho, a Praça foi custeada com recursos próprios. O espaço recebeu a denominação em homenagem a Paulina Baumgärtner Crispim, a partir de proposição apresentada pelo Executivo Municipal e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
A homenageada
Paulina Baumgärtner Crispim, ou simplesmente Dona Paula, nasceu em Brusque (SC), no dia 24 de julho de 1939. Mas foi em São João Batista que viveu a maior parte da vida, deixando um legado de amizade, fé e solidariedade, uma espécie de “mãe de todos” na vizinhança. Morou no bairro Timbezinho por mais de 50 anos.
Casou-se, no dia 15 de junho de 1957, com Odilio José Crispim, o Seu Dilo, conhecido na Capital Catarinense do Calçado por já ter marcado mais de 780 gols nas disputas de futebol amador. Mesmo tendo perdido quatro filhos e convivido por 37 anos com deficiência visual, nunca perdeu a fé em Deus e sempre procurou a auxiliar a todos dentro de suas possibilidades.
Sempre ativa, era uma muito caprichosa tanto nas lidas da cozinha como nas do campo. No dia 4 de junho de 2019, se despediu da vida, deixando três filhos (Ariberto, Eliete e Gilmar), além de seis netos e três bisnetos. Entre os muitos ensinamentos deixados por ela, Dona Paula lembrava a todos da importância de não se agir precipitadamente e frisava a importância de se ter paciência.