Após aumento de 52% na tarifa de água e 75% na hora máquina para os agricultores, a Prefeitura de São João Batista prepara mais um aumento de taxa que vai atingir o bolso dos consumidores batistenses. Os vereadores começaram a analisar projeto do Executivo que aumenta em até 30% a taxa de iluminação pública. Projeto foi analisado pelas comissões do Legislativo na sexta-feira (11) e deve entrar em leitura na noite desta segunda-feira (14).
De acordo com o projeto enviado por Daniel Cândido (PSD) para a Câmara, o aumento vai atingir os consumidores residenciais, comerciais, indústrias e serviços. O reajuste será escalonado e vai de 6 a 30% para contribuintes comerciais, industriais e de serviços e de 0,5 a 18% para os residenciais. A Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) é cobrada de proprietário de imóveis urbanos e rurais, que estejam ligados à rede elétrica.
Esse não deverá ser o último aumento de tarifa, taxas e impostos em 2017. Já está em estudo reajustes na tarifa de coleta de lixo que é cobrada mensalmente na fatura de água e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).