As enormes filas e engarrafamentos em horários de pico, levaram o Procon de Santa Catarina a determinar a abertura de cancelas dos pedágios em duas cidades, todas ao longo da BR-101. Decisão foi divulgada nesta segunda-feira (04).
Os pontos instalados nos municípios de Palhoça e Tubarão receberam a determinação do Procon para que as cancelas fossem abertas e o motoristas fossem liberados a passar gratuitamente. As praças são operadas respectivamente pela Arteris Litoral Sul e CCR ViaCosteira.
A medida foi tomada após o tempo máximo de espera na fila, que é de 10 minutos, determinado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), fosse descumprido, chegando a até meia hora de espera.
Em resumo, a ordem imposta pela ANTT determina, em seus contratos de concessão, que o limite máximo para o tamanho das filas é de 300 metros, e o tempo de espera nas praças de pedágios é de 10 minutos em dias comuns. A condição só muda em caso de situações excepcionais, como manifestações populares e bloqueio de pista devido a acidentes.