A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Raquel Mazera Poffo, 52 anos, mora no bairro Carmelo de fora, em São João Batista. Na cidade é conhecida pela alegria, colorido, contações de histórias e o trabalho que desenvolve a área de literatura e fortalecimento da história local.
Por 28 anos Raquel trabalhou como professora alfabetizadora na Rede Pública Municipal de Ensino e diretora escolar. Desde a época de professora se destacou na área de autoconhecimento, psicopedagogia e parapsicologia.
Com a vinda da aposentadoria há quase dois anos, Raquel se dedicou ao trabalho de contação de histórias de maneira voluntária. Seja nas praças da cidade, hospital, Clinica do Povo, escolas e eventos, ela leva uma mala de histórias e faz todos viajarem no mundo da imaginação. “Essas ações faço por amor, para contribuir com a nossa comunidade, e, essa interação não tem preço”, declara.
Desde ano passado, Raquel realiza um projeto que conta a história da cidade de São João Batista. Ela foi a todos os bairros e localidades, conversou com os moradores mais antigos, gravou, fotografou e está na fase de produção. “Esse trabalho servirá para contar para nossas crianças, por meio de um documentário a história da nossa cidade”, conta.
Também em São João, por meio da Academia Batistense de Letras, no qual é secretária, Raquel implantou o projeto Geloteca, esse que desenvolve a leitura, pois as pessoas podem levar um livro, pegar outro para ler, depois devolver e assim firmar um ciclo.