O dia 30 de dezembro de 2019 será histórico para Florianópolis e Santa Catarina com a reabertura da Ponte Hercílio Luz. Para garantir tranquilidade aos visitantes, as forças de segurança pública do Estado estarão de prontidão nos sete dias do evento com programação gratuita.
Uma “Praça da Segurança Pública” será instalada no Parque da Luz, com unidades móveis da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP). Os profissionais estarão prontos para atender e prestar informações. Além disso, cada órgão de segurança terá atribuições específicas durante o Projeto Viva a Ponte, entre 30 de dezembro e 5 de janeiro.
Responsável pelo Plano de Contingência, o Corpo de Bombeiros Militar terá uma estrutura fixa. Possíveis ocorrências poderão ser atendidas com apoio de barco e helicóptero, que estarão à disposição dos plantonistas, assim como o Samu.
A Polícia Militar marcará presença 24 horas por dia nas cabeceiras da Hercílio Luz, com apoio das polícias especializadas e das câmeras de videomonitoramento da região. Ao todo, 35 policiais vão atuar nessa tarefa. Policiais militares, civis e servidores do IGP ficarão de plantão para atendimento aos cidadãos. Haverá entrega de pulseiras para identificação de crianças e a quem necessitar.
Confira algumas dicas para aproveitar esse momento histórico:
Atenção aos horários
A Ponte Hercílio Luz estará liberada para a passagem de pedestres após o desfile de carros e motos antigos, agendado para 11h no dia 30 de dezembro. A estrutura será fechada ainda no dia 31, às 17h, e reabre às 10h do dia 1º de janeiro de 2020. A programação completa pode ser acessada no site.
Use transporte público
O trânsito nesta época do ano costuma ser intenso em Floriabnópolis. Além disso, muita gente vai querer acompanhar o ato histórico da reabertura da Ponte Hercílio Luz. Para curtir o momento sem se preocupar com congestionamentos e estacionamento, o melhor é usar o transporte coletivo.
De olho no estacionamento
Se optar por ir de carro, o ideal é procurar estacionar mais longe, e caminhar parte do trajeto. Se vier do continente, use a ponte Pedro Ivo Campos, já que a Hercílio Luz só será liberada para pedestres e ciclistas e só depois do desfile de carros e motos antigos.
Calçados confortáveis
Dê preferência a calçados de solas regulares e confortáveis e evite usar salto alto. A medida facilita a passagem pela Ponte Hercílio Luz, que tem o piso gradeado. Use filtro solar.
Cuidado com as crianças
Identifique os pequenos com o número do telefone do responsável. A Polícia Civil distribuirá pulseiras nos dias de evento. Instrua as crianças a procurar policiais ou bombeiros caso se percam.
Viva a Ponte
O Projeto Viva a Ponte é um conjunto de ações integradas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Esporte, Santur, Casa Civil, Secretaria Executiva da Casa Militar, Secretaria Executiva de Comunicação, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Segurança Pública.