Assim como no ano passado, em 2020 a Administração Municipal de Tijucas optou por não realizar programação festiva no Carnaval. Em vez disso, os recursos que seriam utilizados no evento estão sendo investidos no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica.
A obra foi iniciada na gestão anterior, em 2016, quando teve início a primeira etapa. A mesma foi concluída em 2017 e no mesmo ano teve início a segunda etapa, que só foi concluída em julho de 2019, quando o Governo Federal liberou o último pagamento.
O imóvel é vinculado à secretaria de Turismo do Município, a qual passou para a Secretaria de Cultura em agosto de 2019. Segundo a secretária de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, neste momento a administração está instalando sistema de ar condicionado, móveis, grades, além dos trabalhos de pintura e ajardinamento.
“Desde que assumimos a pasta de Turismo, integrada à Cultura, começamos a planejar o uso deste espaço e a viabilizar os itens que faltavam para colocar o centro de eventos em funcionamento. Nossa previsão é entregar a obra finalizada à comunidade no mês de março deste ano”, disse a secretária.
O Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto vai abrigar oficinas culturais, entre elas o Espaço de Dança Casarão Gallotti, além de um auditório para até 400 pessoas que poderá ser utilizado pelo município e por entidades da cidade, assim como já acontece com o Anfiteatro Leda Regina de Souza. No local também serão realizados eventos, como espetáculos musicais, exposições artísticas e outras atividades condizentes com a estrutura do centro.
HOMENAGEM A JOÃO BAYER NETO
O nome dado ao centro de eventos é resultado de um projeto de lei (03/2016) de autoria do então vereador Luiz Rogério da Silva. Bayer Neto ou professor Baíca, como era carinhosamente conhecido, foi um cidadão comprometido com a cidade. Advogado, professor e empresário, teve ainda grande envolvimento com a política, pela qual colaborou com o município atraindo investimentos e maior atenção dos governantes da época.