A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Rosangela dos Santos, 59 anos, foi a primeira diretora da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Benta Alves Azevedo. No primeiro dia de aula, com nove alunos e sem sede própria, Rosangela abriu as portas do salão paroquial e começou a dar aulas ali mesmo. Por três anos aquele local serviu de classe para os especiais.
Com carinho, ela recorda de todas as dificuldades enfrentadas, porém a recompensa é de atualmente, a instituição no qual foi diretora por 27 anos ser referência estadual. “Isso tudo aconteceu, pois tínhamos uma equipe incrível, desde a parte de diretoria, professores, equipe pedagógica e profissionais”, declara.
Por pouco mais de 20 anos ela acumulou as duas funções, era diretora e também professora na Apae. “Posso definir como um ensinamento de vida, cada dia voltava para casa com uma lição”, revela.
Durante a trajetória de vida, Rosangela viu a evolução do Instituto Benta Alves Azevedo. A princípio um espaço cedido pela igreja no salão paroquial, depois a doação de um terreno com uma construção, onde hoje é a Apae, depois veio a aquisição dos terrenos dos lados onde vieram novas salas, novos espaços, até a construção de um ginásio de esports e a implantação de profissionais capacitados para qualificar ainda mais o atendimento aos alunos. “Cada esforço, cada gota de suor valeu a pena”, conclui.
SOLENIDADE
Todas as mulheres receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.