Tríduo de preparação, duas celebrações e uma procissão sobre os tradicionais tapetes decorativos fazem parte da programação do Santuário Santa Paulina, para a Solenidade de Corpus Christi, celebrada por toda Igreja, na próxima quinta-feira, dia 26 de maio.
A preparação para a solenidade inicia na segunda-feira, dia 23 e vai até a quarta-feira, 25 de maio, com adoração ao Santíssimo, todos os dias, 30 minutos antes da celebração das 11h e 15h.
Já na quinta-feira, 26, a celebração das 11h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes, abre a programação do dia, em que a Igreja celebra o Mistério da Eucaristia. No período da tarde, a celebração ocorre às 15h e também é seguida de procissão, dessa vez, em torno do templo.
O percurso da procissão sobre os tapetes deste ano tem início no Santuário e finalização na parte externa da Capela Nossa Senhora de Lourdes, com a bênção do Santíssimo. Após descer parte das escadarias que ficam em frente ao templo, o percurso será desviado por uma estrada de barro a esquerda, que dá acesso a Rua Madre Paulina. Na estrada principal, a procissão passará em frente aos blocos de lojas provisórias credenciadas do Santuário e seguirá até a capela.
A união e a dedicação do grupo de voluntários que trabalham na produção dos tapetes proporciona a cada ano, um significativo aumento no percurso da procissão. A organização que planeja o evento com meses de antecedência, propõe ano a ano, um novo desafio. Para Marcos Jaboski, coordenador de sustentabilidade do Santuário, a solenidade é um momento de espiritualidade e interação. “É um dia em que todos se unem na preparação dos tapetes. Os peregrinos chegam cedo e comtemplam o bonito trabalho em equipe, isso é motivacional e inspirador” ressalta Jaboski.
Para Ir. Anna Tomelin, diretora do Santuário, “Celebrar a festa de Corpus Christi é expressar publicamente a presença de Jesus Eucarístico e ‘tornando-o conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todo o mundo’, como era o ardente desejo de Santa Paulina em sua vida e missão”. A diretora reforça o convite para as celebrações: “convidamos todas as pessoas, de perto e de longe, que desejam marcar presença nesta procissão, com certeza muitas bênçãos e graças serão derramadas”, completa.