O projeto Celesc voluntária é uma ação desenvolvida a 7 anos pela assessoria de responsabilidade social das Centrais elétrica de Santa Catarina, e visa aproximar a companhia das pessoas que habitam os municípios do estado. Como a ação é voluntária, os próprios funcionários da Celesc escolhem o lugar onde a atividade será desenvolvida.
O projeto Celesc voluntária
Durante o sábado (20) os voluntários realizaram atividades em vários municípios. Os empregados da Agência Regional de Florianópolis com sede em capoeiras, optaram por São João Batista. O local escolhido para os trabalhos foi o bosque localizado no centro da cidade. Para conscientizar a população da importância do combate ao mosquito Aedes Aegypt que transmite várias doenças, os voluntários promoveram o recolhimento do lixo do local e a distribuição de material gráfico informativo, também com dicas de economia de energia. Foi realizada ainda a distribuição de lixeiras no bosque, e o cadastramento de consumidores de baixa renda que poderão obter benefícios em outros programas da companhia. O Ônibus Celesc + Fácil foi utilizado para realizar o cadastramento das pessoas que ali compareceram. Funcionários da secretaria municipal de Saúde de são João Batista também participaram dos trabalhos realizados neste dia.
O gerente regional da Celesc da grande Florianópolis Reinando Fernandes disse que a terra dos calçados vem sofrendo com muita intermitência e quedas no fornecimento de energia. Estes problemas, segundo Fernandes, não aconteceram por questões internas ou por vontade da companhia, mas sim, em virtude de ventanias e chuvas de verão, mas independente disso, estes acontecimentos não são bons e infernizam a vida dos consumidores.
Diante desta situação o gerente viu a necessidade de oferecer uma atenção especial para São João Batista. Além do programa solidário, também foi instalado neste dia um religador de energia elétrica na entrada da cidade, equipamento este que vai garantir o fornecimento de eletricidade ainda para os municípios de Major Gercino e Nova Trento que também sofrem com o desligamento constante da rede elétrica.
O projeto Celesc Voluntária já tem programação estabelecida até novembro deste ano e a ideia da companhia é atingir todos os municípios de santa Catarina com esta Ação social.