Um ranking com os municípios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital coloca São João Batista na frente das demais cidades do Vale do Rio Tijucas. No índice nacional, divulgado pela revista Istoé, São João Batista está na posição 389 entre as melhores cidades, seguida por Tijucas na posição 518, Nova Trento (887), Canelinha (1.530) e Major Gercino (3.213).
Para chegar às vencedoras, o anuário As Melhores Cidades do Brasil analisou as contas de 5.565 municípios, detalhadas pela Austin Rating, empresa responsável pelo estudo que resultou no ranking. O índice foi elaborado a partir de índice que mediu as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se refletem nas áreas sociais e digital.
Os dados tomam por base 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com a revista Istoé, que publicou o ranking, as decisões tomadas pelas administrações municipais têm efeito imediato no cotidiano do cidadão.
E os prefeitos se queixam de que, “desde a promulgação da atual Constituição, em 5 de outubro de 1988, as atribuições que lhes foram incumbidas cresceram desproporcionalmente bem mais do que as fontes dos recursos usados para pagá-las. Tal qual um espetáculo de malabares, em que artistas lançam objetos ao ar e os manipulam sem deixá-los cair, nossos alcaides argumentam que necessitam da mesma destreza circense para equilibrar as finanças e mantê-las no azul, sem deixar que se esborrachem no chão e coloquem em xeque o destino de milhões de brasileiros”, analisa a revista.
Essa não é a primeira vez que São João Batista se destaca em indicadores nacionais e estadual. O município já recebeu o título do que mais crescia populacionalmente em Santa Catarina. Pulando de 14 mil habitantes para 32 mil em uma década. Os indicadores econômicos também se destacam em comparação com outras cidades.