Na sexta-feira, 20 de maio, foi encerrada a campanha de vacinação contra a gripe, que começou dia 25 de abril. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nara Lisiane de Vargas Pereira informa que foram imunizadas 6.267 pessoas, o que corresponde a 98,19% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“Desde já agradeço a todos pela compreensão e colaboração com a equipe da sala de vacina”, descreve Nara. Em Santa Catarina foram vacinadas 1.629.455 pessoas, conforme balanço preliminar divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
O objetivo da campanha de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. Estudos demonstram que, em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos e em crianças menores de cinco anos. Em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças crônicas. As gestantes e as puérperas também apresentam risco elevado para apresentarem complicações graves associadas à influenza.
Higiene e etiqueta da tosse
Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e adotar a chamada etiqueta da tosse são a principal recomendação dos especialistas para prevenir a gripe. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como o influenza. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, se a pessoa levar a mão ao rosto, causando lesões que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.
Informações da Assessoria de Imprensa