Com a chegada de uma nova remessa de 160 vacinas contra a Covid-19 prevista para esta terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista iniciará a imunização de um novo grupo prioritário: o das pessoas com mais de 90 anos. A aplicação das doses será efetuada por equipes volantes, diretamente nas residências dos idosos integrantes do público-alvo.
Para auxiliar na identificação, os idosos podem pendurar um pano branco em frente à sua residência. A estratégia será semelhante à da campanha de vacinação contra a gripe do ano passado. A única diferença é que, para agilizar o processo, cada Unidade Básica de Saúde será responsável pela aplicação das doses dentro de sua área de abrangência.
“À medida que novas remessas chegarem, contemplaremos também as demais faixas etárias de idosos. Mas, neste primeiro momento, a vacinação será concentrada em quem tem mais de 90 anos. Pedimos a colaboração dos familiares para auxiliar tanto na identificação das residências como na recepção das equipes”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Para facilitar o processo, é importante informar o número de CPF e Carteirinha de Vacinação (se tiver). Para gerar uma resposta imune mais eficaz, a vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 14 a 28 dias entre elas.
Vacinação em São João Batista
Até segunda-feira (08), em São João Batista, haviam sido vacinados contra a Covid-19 31 idosos residentes em instituições de longa permanência e 269 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Destes, 17 já receberam a segunda dose. No total, o município recebeu, até o momento, 470 doses, sendo parte destinada exclusivamente para as doses de reforço.