A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que a vacinação contra Covid-19 estará disponível para todos os grupos prioritários de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente com 18 anos ou mais a partir desta terça-feira (18). A novidade vale inclusive para gestantes e puérperas com comorbidades, já que o município recebeu uma nova remessa de Coronavac especificamente para atender as necessidades deste grupo.
As doses serão aplicadas no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos, das 7h30 às 13h30. A estrutura fica situada na rua do Sesc, próxima à Estação Rodoviária e ao Centro de Eventos. É necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver), além de comprovante da condição de risco (comorbidade).
Os seguintes documentos são aceitos:
* Cadastros já existentes nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição de risco (comorbidade)
* Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID e prazo de validade de 1 ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados
* Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa
* Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados
Conforme listagem no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as pessoas portadoras das seguintes comorbidades serão atendidas:
* Diabetes mellitus
* Pneumopatias crônicas graves
* Hipertensão arterial resistente (HAR)
* Hipertensão arterial estágio 3
* Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
* Insuficiência cardíaca (IC)
* Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
* Cardiopatia hipertensiva
* Síndrome coronarianas
* Valvopatias
* Miocardites e Pericardiopatias
* Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
* Arritmias cardíacas
* Cardiopatias congênita no adulto
* Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados
* Doença cerebrovascular
* Doença renal crônica
* Imunossuprimidos
* Hemoglobinopatias graves
* Obesidade mórbida
* Síndrome de down
* Cirrose hepática
Outras informações sobre vacinação
Também seguem disponíveis a aplicação das primeiras doses de vacina contra Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se imunizaram. E, ainda, as segundas doses de Coronavac para quem recebeu a primeira há 21 dias ou mais.