Fundado em 17 de setembro de 1968 com o objetivo de promover a defesa dos direitos, atender as reivindicações e interesses do produtor rural, independentemente do tamanho da sua propriedade ou do ramo de atividade, o sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João Batista pode encerrar as suas atividades.
O atual presidente Maurílio Trombelli diz que o baixo número de filiados é o principal problema. Hoje, apenas 50 produtores rurais colaboram com o sindicado, e destes, muitos não estão com a sua mensalidade em dia, e consequentemente, a baixa arrecadação dificulta a manutenção da estrutura. O valor individual cobrado por associado é de apenas quinze reais por mês, e ainda tem desconto na mensalidade se houver outro membro filiado da mesma família.
Entre os benefícios e serviços oferecidos, o sindicato auxilia nos encaminhamentos de contribuição do INSS e de pedidos de aposentadoria, assessoria jurídica, possui diversos convênios médicos que oferecem descontos em vários procedimentos na área da saúde, e também trabalha para trazer programas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e outros. “O sindicato é o representante legal do homem do campo e faz valer os seus direitos, e por isso a importância de se participar.
Trombelli fica até 2017 à frente da instituição, quando devera ocorrer eleição para a escolha da nova diretoria, e até lá, pretende intensificar os trabalhos de divulgação para mostrar a importância do sindicato e assim promover um aumento no número de associados.“Na última festa do colono promovida pelo município, foi registrado a participação de cerca de 700 colonos, é inadmissível termos apenas 50 sócios, talvez falte mais informações a estas pessoas e vamos melhorar isso” Conclui.
Para obter maiores informações sobre o sindicato, os interessados podem entrar em contato através dos telefones 48 3265-0345 ou 48 9931-0073, ou comparecer na sede situada na rua Augusto Paulo Dürkopp, de segunda á sexta das 7h as 11h.
Texto e foto: Jabson Alexandre