As chuvas das últimas 72 horas deixaram São João Batista em alerta. O nível do Rio Tijucas chegou a marca de 7,32 metros acima do normas as 15 horas e alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade. Famílias já foram retiradas de suas residências e o Centro de Eventos está preparado para receber desabrigados. Com várias áreas consideradas de risco, a situação deixou as autoridades em alerta.
Levantamento das áreas com maiores probabilidade de problemas em São João Batista, realizado em 2012, aponta que cidade conta com 30 setores de risco. São 2.264 casas em risco, e que afetam diretamente 9.056 pessoas. Esses são os primeiros afetados pelas cheias do rio Tijucas ou excesso de chuvas na região.
Os setores levantados pelo mapeamento são divididos em áreas de inundação e encostas. Na história recente, o evento de setembro de 2011 desencadeou diversos escorregamentos planares de pequeno porte e gerou inundação de grandes áreas urbanizadas do município. Essas áreas são as que recebem mais atenção em eventos como o desencadeado nas últimas horas.