Um caso de dengue foi confirmado em São João Batista em 2020, de acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira (23). Em Santa Catarina, são 11 casos e segundo a Dive, todos os pacientes foram infectados fora do território catarinense.
Este é o primeiro boletim da Dive-SC sobre as doenças passadas pelo inseto. O número de pessoas que tiveram a doença aumentou em relação a 2019. No mesmo período do ano passado, foram seis.
O estado tem 2.052 focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em 111 municípios. Os pacientes que tiveram dengue são moradores de Balneário Piçarras, Florianópolis, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode, São João Batista e Saudades. Eles pegaram a doença nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Mato Grosso.
Aumentou também o número de focos do mosquito transmissor. No mesmo período de 2019, eram 1.403 em 96 municípios. Segundo o boletim, atualmente Santa Catarina tem 97 cidades infestadas pelo Aedes aegypti.
Nenhuma das cinco cidades do Vale do Rio Tijucas estão na lista de cidades com focos do mosquito.