São João Batista receberá quatro novos profissionais pelo programa Mais Médicos pelo Brasil, do Governo Federal. A secretária de Saúde, Karin Leopoldo, informou que ainda não há previsão de quando os médicos devem chegar ao município.
Atualmente, São João Batista conta com dois médicos do antigo programa Mais Médicos e dois do programa Mais Médicos pelo Brasil. A Secretaria de Saúde ainda não tem informações se as novas vagas serão complementares ou substitutivas.
Assim que o Ministério da Saúde concluir o processo e a Secretaria definir a ocupação das vagas, avaliará em quais Unidades Básicas de Saúde os novos médicos irão atuar.
De acordo com a secretária Karin, atualmente todas as equipes estão completas e não há falta de médicos na rede municipal de saúde. No entanto, com a chegada dos novos profissionais, será necessário dispensar quatro dos médicos atualmente contratados por uma empresa terceirizada. Além disso, o município conta com médicos residentes e tutores da residência de medicina de família e comunidade.
A chegada desses quatro novos médicos pelo programa Mais Médicos pelo Brasil ocorre em um momento oportuno. A secretária Karin destaca que isso permitirá que os recursos sejam direcionados para a efetivação do piso salarial da enfermagem. Ela afirma estar empenhada em buscar os meios para cumprir esse compromisso, o que representará um impacto nas contas do município estimado entre R$ 80 e 100 mil por mês.
A vinda dos quatro novos médicos pelo programa Mais Médicos pelo Brasil representa um reforço importante para o atendimento à saúde da população de São João Batista, e também vai contribuir com o equilíbrio financeiro da secretaria.