Com o projeto “A Capital Catarinense do Calçado é o Berço do Empreendedorismo”, São João Batista faturou a categoria “Empreendedorismo nas Escolas” do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município também foi condecorado com o Selo Prefeito Empreendedor. Os vencedores da etapa estadual da distinção foram revelados na noite desta segunda (29), em solenidade realizada na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis.
“Não trabalhamos por aplausos, mas receber uma premiação de uma instituição com a credibilidade do Sebrae é uma honra muito grande. Mostra que, ao incentivarmos a criação de uma cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, estamos no caminho certo para que São João Batista possa continuar a crescer nas próximas décadas”, comemora o prefeito Daniel Netto Cândido.
O projeto vencedor contempla as diversas ações realizadas no município nos últimos anos. Uma das de principal destaque é o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), dentro do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido desde 2017 entre estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental.
Outra iniciativa bem avaliada foi o Jovem Talento. Desenvolvido em parceria com o Senai, o projeto, que teve a primeira edição no ano passado e prosseguirá em 2019, trouxe uma proposta inédita para Santa Catarina, com atividades no contraturno escolar voltadas ao empreendedorismo e inovação.
Ainda merece destaque a adoção da metodologia Crescendo & Empreendendo, estratégia para inclusão social que facilita o acesso da juventude ao mercado do trabalho. Também executada dentro do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa contemplou a capacitação de instrutores/voluntários e a realização de oficinas com egressos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Serviço de Medidas Socioeducativas e do Programa Acessuas Trabalho.