Cerca de 70% da economia de Major Gercino está ligada a produção agrícola, e isso ressalta a importância da Secretaria de Agricultura no fornecimento de serviços e apoio aos produtores rurais. Nas últimas semanas os servidores intensificaram a silagem, já que o inverno está se aproximando. Silagem é a forragem verde armazenada na ausência de ar e conservada mediante fermentação em depósitos próprios chamados silos. A silagem é um alimento volumoso utilizado para suplementar as pastagens durante a época em que a disponibilidade de forragem é baixa. O secretário de agricultura Valdeci Marchi destaca o assunto.
Em abril foi iniciado o programa de distribuição de calcário para os agricultores. A entrega do produto será finalizada no mês de agosto. Em Major Gercino serão distribuídas 530 toneladas de calcário neste ano, de acordo com o secretário Valdecir Marchi.
Major Gercino é produtor de leite e queijo de destaque na região. E uma lei que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru no Estado de Santa Catarina já está em vigor, beneficiando diretamente os produtores do município. Na prática, a lei regulamenta e permite a venda de queijos artesanais de leite cru no Estado. Até então, esses produtos tinham comercialização proibida, com exceção do tipo serrano. O setor em Major Gercino também foi contemplada com recursos para estimular e estrutura a agroindústria conforme explica Valdecir Marchi.
O secretário também alerta para o descarte de embalagens de agrotóxico no município. Em julho a Secretaria de Agricultura vai fazer o recolhimento.
A economia de Major Gercino é baseada na madeira de reflorestamento, produção de uva e vinho e leite e gado de corte.