A 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc) encerrou nesta quinta-feira, 22, após três dias de evento, em São João Batista. Considerada uma das melhores edições, a feira, que teve crescimento de 25% em termos de expositores, registrou recorde de visitação.
Com corredores cheios e estandes lotados durante todos os dias, os clientes conseguiram confirmar suas pesquisas de mercado e garantir os componentes ideais para compor a nova coleção outono-inverno 2023.
Conforme o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), organizador do evento, neste ano 90 fornecedores estiveram expondo materiais, como componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos. Para incentivar a participação de clientes, a entidade emitiu 160 passagens e hospedagens aos fabricantes de calçados de todo o país.
Expondo pela primeira vez na Seincc, sendo também a primeira participação em uma feira, Daniela Soares, 37 anos, da MBarcelos Soluções Têxteis, de Novo Hamburgo (RS), afirma que foi muito positivo o networking realizado durante o evento. “Temos a empresa há dois anos e já atendemos clientes de São João Batista e região. Trouxemos uma cartela de materiais bem ampla e já estamos encaminhando amostras para o pessoal. Ficamos bem felizes com o resultado na Seincc”.
O expositor Guilherme Marasciulo, 36, da DB Dem Bas Embalagens, retornou para a Seincc após alguns anos. “O mercado para essa região do Sul aumentou e temos representante para cá também, então resolvemos voltar a expor nessa feira e nos surpreendemos com os bons contatos feitos aqui”, revela.
Luana Lucílio Spikes, 36, da Calçados Spikes, de Jaú (SP), foi uma das clientes a participar da feira pela primeira vez. “Nosso pessoal de estilo vem sempre, mas dessa vez resolvemos vir para prestigiar e gostei bastante. Feira muito legal, pessoal muito unido, deu para pegar bastante amostras para pensar no inverno”, comenta.
Ela ressalta que, apesar dos acontecimentos dos últimos anos, como a pandemia, o mercado interno está bem aquecido. “Em Jaú, por exemplo, melhorou de 20% a 100% neste ano na questão de demanda e em fábricas também. Para ano que vem acredito que será um ano ainda melhor”.
Proprietária da Lavié Calçados, Josileia Florêncio, 38, de São João Batista (SC), ficou impressionada com a movimentação na Seincc. “Achávamos que seria mais fraco, até mesmo pela incerteza que vive o país por conta das eleições, mas o pessoal está otimista e tenho certeza que 2023 será muito melhor”, diz. Ela salienta que o mercado para o setor calçadista está muito bom e as indústrias seguem numa crescente. Entretanto, o que dificulta uma maior acelerada é a falta de mão-de-obra.
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, destaca que o sindicato é um grande incentivador das boas ações e preocupa-se sempre com a geração de renda e emprego nos setores calçadistas e de componentes. “Ficamos muito honrados em fazer uma feira como a Seincc e gratos a todos que prestigiaram o nosso evento. Vejo que, hoje, São João Batista está muito bem posicionado no segmento de moda e, cada vez mais, nos solidificamos como polo fornecedor de componentes para calçados”, comenta.
Ele acrescenta que o evento é só um start para a prospecção de novos mercados e clientes. “O reflexo da Seincc inicia assim que o expositor deixa o Centro de Eventos e retorna para sua empresa”, pontua.