A semana começa com muitas nuvens em Santa Catarina, alternando com períodos de abertura no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. A chuva aparece pela manhã no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas outras regiões, a chuva ocorre mais no fim do dia com acumulado em torno de 10 a 20 milímetros. As temperaturas têm pequena elevação durante o dia com queda à noite.
A meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), Marilene de Lima, explica que devido a áreas de baixa pressão que se intensificam no Paraná e se estende por Santa Catarina, provoca área de instabilidade com chuva. “Na terça-feira teremos uma frente fria contribuindo para manter a condição de pancadas de chuva e temporais pelo Estado com descarga elétrica”.
De acordo com o Ciram/Epagri, o acumulado médio previsto varia de 30 a 50 mm para as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, não devem causar preocupações com alagamentos devido ao baixo volume. “Se chover 50 milímetros por 10 minutos em apenas uma pequena área ou 70 milímetros por duas horas é que devemos nos preocupar, mas nesse caso, o volume é bem disperso”, explicou Marilene.
A temperatura apresenta uma pequena elevação devido a nebulosidade e umidade. “Essa condição muda depois de quinta-feira e as temperaturas podem cair. Temos previsão de chegar a zero grau e geada, na madrugada dessa sexta-feira e sábado, nas regiões do Planalto e áreas mais altas do Vale do Itajaí, Meio Oeste e Oeste catarinense”, destacou Marilene.