Limpeza na Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) de São João Batista chama atenção para os procedimentos adotados pelo Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam). Um caminhão ‘limpa fossa’ está sendo utilizado para fazer o serviço. As paredes do reservatório, calçadas e toda a estrutura da Estação estão sendo pulverizadas por água desse caminhão.
Na manhã desta quarta-feira (08), informações apontavam que água do caminhão também estaria sendo utilizada na limpeza de filtros. No local é possível sentir o forte cheiro de cloro, mas um dos funcionários da empresa terceirizada que estava na Estação, negou que os filtros seriam limpos com a água do `limpa fossa´.
O procedimento não é considerado normal, já que o uso desse tipo de caminhão deve estar restrito a tirar dejetos de fossas. Não podem ser utilizados para carregamento de água potável e outros fins, pois coloca em risco a saúde dos usuários. Toda água que chega a torneira dos batistenses passa pela Estação de Tratamento do Sisam.
O QUE DIZ O SISAM:
O diretor interino do Sisam, Juliano dos Santos, esclarece inicialmente que este tipo de caminhão possui dois reservatórios, um deles serve para o armazenamento da água limpa utilizada para hidrojateamento; o outro, para armazenar resíduos coletados pela sucção a vácuo.
Informa ainda que para garantir a qualidade da água, o Sisam – Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista (Sisam) realiza há mais de uma semana, melhorias na Estação de Tratamento de Água. O diretor interino descreve que com a ajuda de um caminhão hidrojato estão fazendo a limpeza nas tubulações externas dos filtros, que serão restauradas. Além disso, novas calçadas são feitas e os tanques receberão pintura nova. “Também vamos revestir os tanques, são várias melhorias para garantir que chegue na torneira do cidadão a melhor água”.