O município de São João Batista também aparece entre os que estão em emergência devido à estiagem que atinge o estado. De acordo com a última tabela dos níveis de rios divulgada pela Defesa Civil, nesta terça-feira, 26, os CH Jacutinga, BH do Rio Tubarão, CH do Rio Camboriú, BH do Rio Araranguá, BH do Rio do Peixe, BH do Rio do Chapecó, BH do Rio Itajaí-Açú, BH do Rio Canoinhas, BH do Rio Canoas, CH Rio Negro, BH do Rio Tijucas e CH do Rio Peperi-Guaçú, encontram-se em regime hídrico extremo, para a seguinte situação hidrológica as cidades de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, São Martinho – Jusante, Coronel Passos Maia, Joaçaba I, Tangará, Ponte R. João Susin Marini e Camboriú – Rio Canoas.
Mas, apesar da preocupação com o rio, o coordenador de Defesa Civil, Jofre Melzi esclarece que não há problema de falta de água no Município. A diretora do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – SISAM, Andréia Costa Azevedo conta que com o novo reservatório o abastecimento segue normal. “Obviamente que não é por isso que não devemos economizar água. Sempre é importante, mas ficamos felizes em mesmo diante desta situação ter o abastecimento mantido”.
Inaugurado no fim de março, a ‘grande caixa ‘d’água’ guarda 2 milhões litros de água e duplicou a quantidade de água tratada do Município. O prefeito Daniel Netto Cândido lembra que tiveram que abrir mão de outras obras como pavimentações para construir o novo reservatório, pois enxergavam a obra como prioridade num futuro próximo, diante do crescimento populacional do Município.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
– Reduza o tempo de banho. Tome banho rápido e feche o chuveiro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome em torno de 135 litros de água;
– Mantenha a torneira fechada. Feche a torneira na hora de escovar os dentes e não lave louças, utensílios e roupas com água corrente. Abra a torneira apenas para enxaguar.
– Utilize a máquina de lavar roupa com sua capacidade total, evite fazer várias lavagens com poucas roupas.
– Não lave calçadas e áreas pavimentadas externas, reaproveite a água utilizada para outros fins de limpeza para lavar calçadas, primeiro varra a sujeira, depois lave-as. Limpeza de áreas internas faça com a utilização de um balde.
– Para molhar as plantas é recomendável utilizar o regador, e preferivelmente pela manhã ou à noite. Evite o uso de mangueiras.
– Não lave o carro, durante o racionamento de água essa prática deve ser evitada. Todos devemos colaborar nesse momento.
– Regule a válvula de descarga. A válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade.
– Instale equipamentos hidráulicos mais eficientes e economizadores.