Os resultados da Campanha Campo, realizada em julho em 13 municípios da Grande Florianópolis, foram apresentados na tarde de terça (04) em Angelina. Em São João Batista, foram coletadas 690 embalagens vazias de agrotóxicos. O material recolhido foi repassado à Associação de Revendedores de Agroquímicos do Sul (Arasul), que fez a destinação final adequada dos repositórios.
Conforme analisa o técnico agrícola Marcelo Xavier, responsável pela coordenação da campanha em SJB, o resultado não foi maior porque muitas propriedades, especialmente as que atuam na produção de fumo, já participam de outras iniciativas voltadas à logística reversa. Mesmo assim, a avaliação geral foi positiva e a ação, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Florianópolis deve ser repetida em 2019.
Ainda durante a reunião, foi apresentado o sistema de reciclagem e compostagem do município de Angelina, que é considerado uma referência no País. O encontro contou também com a participação da Diretora da Fundação do Meio Ambiente (Fumab), Fernanda Brasil Duarte, além da secretária de Educação, Roseli Peixer Tomasini, e da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Aládia Peixer Paz, que projetam utilizar os conhecimentos adquiridos em atividades relacionadas à Educação Ambiental.