No final da tarde de terça-feira (27), quando os barômetros e termômetros bateram recordes por todo o Brasil, em Santa Catarina se armava uma trovoada que atingiu milhares de residências em todo o território barriga-verde. Caíram postes da CELESC, árvores e edificações em diversas cidades que passaram a noite sem energia elétrica.
O fenômeno atingiu todo o Vale, porém novamente Tijucas foi a cidade mais atingida. Um corredor de ventos fortíssimos se formou no início da Terra Nova e seguiu até o bairro da Praça, destelhando casas, derrubando placas e até fazendo voar o telhado da Associação dos Policiais Militares, que atingiu moradias próximas, além de danificar a fiação elétrica, telefônica e de internet.
No bairro da Praça um dos maiores prejuízos ocorreu no Cemitério Público Municipal, onde parte do muro Oeste acabou desabando. CELESC, Oi, provedores de internet, trabalhadores da prefeitura e pessoas da comunidade passaram a terça a noite e a quarta-feira prestando atendimento às vítimas, no entanto a Defesa Civil não divulgou números oficiais sobre os estragos.
A previsão dos institutos de meteorologia indicam risco de temporais localizados com descarga elétrica, rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) e granizo, especialmente do Planalto ao Litoral, iniciando às 15h desta quarta-feira (28).
Informações e Foto Jornal Razão