Até o fim do primeiro semestre de 2019 água do Rio Tijucas será captada e distribuída para a população. Medida deverá ajudar a reduzir os impactos da falta de água no município, e faz Tijucas se juntar a Bombinhas no consumo de água do rio que corta o Vale do Rio Tijucas.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (13), onde detalhou o problema e as medidas que têm sido adotadas.
De acordo com a empresa, foram economizados recursos a fim de viabilizar a aquisição do equipamento da Estação de Tratamento de Água Compacta para tratar água captada no Rio Tijucas, que custa aproximadamente 1,9 milhão de reais. A Estação Compacta vai ser instalada junto da ETA da Itinga.
As obras de terraplanagem do local devem começar já na próxima semana, com conclusão estimada para o primeiro semestre de 2019. O investimento será feito totalmente com recursos próprios.
No último mês de outubro, o SAMAE realizou um prolongamento da rede de distribuição que chegava apenas até a localidade de Terra Nova, trazendo a água captada na localidade de Oliveira. A rede foi estendida até o bairro Joáia, possibilitando a injeção de cerca de 300 mil litros por dia na rede que leva água ao perímetro urbano da cidade.
Outra obra importante foi a substituição da tubulação em toda a beira rio. Foram aproximadamente 5Km de tubos trocados, no trecho que vai do bairro Joáia até a Rua 13 de Junho, no bairro Praça. Os tubos antigos, de 167mm, foram substituídos por tubos de 200mm, que permitem maior vazão e controle do fluxo de água.
O órgão também vai licitar a compra de motores e bombas, além do aluguel de um gerador, para garantir que a distribuição de água não seja prejudicada em momentos de falta de energia elétrica. Estes equipamentos se destinam à Estação de Captação de Água da Itinga.
Além disso, o SAMAE está atuando no monitoramento constante de pontos de vazamento na rede de distribuição, com o objetivo de minimizar ao máximo a perda de água no sistema.
O verão é um período do ano em que a demanda por água aumenta consideravelmente.