Na manhã desta sexta-feira, 13, chegaram relatos de tremores no Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina para a Defesa Civil de Florianópolis. Logo que a Defesa Civil Estadual foi notificada o coordenador Regional da Grande Florianópolis foi acionado para o monitoramento dos municípios da região. Em São João Batista também chegaram relatos do tremor. Até as 10h30 nenhum estrago foi verificado em São João Batista. Na Comunidade Bethania, no Timbezinho, as prateleiras no setor administrativo balançaram.
Até o momento a situação está sendo averiguada. Logo que novas informações sejam repassadas, a Secretaria de Estado da Defesa Civil fará um novo comunicado. A Assessoria de Comunicação da Defesa Civil Estadual está a disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida.
Segundo Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil do município, o tremor ocorreu por volta das 9h20 e o órgão recebeu mais de 40 ligações de moradores de toda a Ilha de Santa Catarina e também do Continente. Até as 10h10, não havia registros de danos estruturais.
Machado informou que a Defesa Civil já está em contato com o Cigerd (Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres), e também averiguando com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) o que provocou o fenômeno e se teria sido causado por reflexo de tremor de outro país.