No último domingo, dia 10, o sobrinho de Santa Paulina, Alexandre Atílio Visintainer, participou da celebração das 10h no Santuário Santa Paulina, em ação de graças pelos seus 102 anos de vida. Acompanhado pela família, Senhor Alexandre ficou durante toda a missa no presbitério e no momento com Santa Paulina ele foi homenageado.
Já virou tradição comemorar o aniversário do Seu Alexandre, único sobrinho vivo de Santa Paulina, no Santuário dedicado a ela. No ano passado, uma de suas filhas, Aquelina Visentainer, lembra de quando seu pai falava de Santa Paulina: “Ele sempre lembra dela! E pede a sua proteção”.
Apesar de algumas limitações, ele conseguiu assistir toda a missa no presbitério, acompanhado pelo seu filho, Vicente Visentainer. “Sempre aumenta a emoção de comemorar mais um ano de vida do meu pai. Nós somos devotos de Santa Paulina, não só por ser da família, mas sabemos que nossa querida Santa intercede por nós”, afirma Vicente.
Alexandre mora no bairro Alto Alferes, aproximadamente 5km do Santuário Santa Paulina. A casa humilde e aconchegante onde ele reside, foi construído por ele mesmo e é mantida original até hoje. Seu filho, Agenor Visentainer, mora ao lado da residência do pai, e ajuda nos cuidados necessários e mantém viva a tradição do plantio da uva e produção do vinho, repassada de geração em geração. Seu Alexandre fala dialeto Italiano da época da Santa e também a religiosidade, todos que se aproximam ele deseja sua bênção!
A diretora do Santuário, Irmã Anna Tomelin, ressalta a importância de celebrar a vida de Alexandre e conhecer ainda mais os familiares da primeira Santa do Brasil: “É grande emoção, para nós, Irmãzinhas, seguidoras de Santa Paulina, a proximidade com o sobrinho dela, onde corre o mesmo sangue de nossa Santa! Agradecemos a Deus pela sua longa vida e sua profunda fé e oração. Santa Paulina abençoe toda a família”.
Família de Santa Paulina
Seu Alexandre nasceu no dia 4 de março de 1917, é filho de Marta e Manoel Benjamin Visintainer, o segundo irmão da Santa, falecido em 1976. Ele tem 14 filhos (um faleceu ainda pequeno).
A última vez que viu a tia Santa viva foi quando faleceu o pai dela, Antonio Napoleone Visintainer. Santa Paulina estava em São Paulo e voltou para Nova Trento, do dia 6 de março de 1911 para se despedir do pai.
A família Visintainer está na quarta geração de parentes de Santa Paulina. Na celebração participaram diversos familiares, entre filhos, primos, netos e bisnetos de Alexandre Atílio Visintainer. Durante o Momento com Santa Paulina, seu semblante expressava alegria, olhando para a imagem da Santa com muita piedade. Ao final da celebração, todos aproximaram-se dele, para tirar fotos com o único sobrinho vivo de Santa Paulina.