O nome de Marlon Soares, 27 anos, será retirado da lista de óbitos por coronavírus em Santa Catarina. Ele foi vítima de um acidente de trânsito em Blumenau, mas teve a Covid-19 como causa do óbito, o que causou grandes discussões nas redes sociais.
Marlon teve politraumatismo ao bater o carro contra um poste no domingo (12) e foi levado em estado grave para o hospital de Gaspar. A esposa dele, Bianca da Silva, morreu no local e a filha de apenas dois meses horas depois, na unidade de saúde.
O jovem e a família estavam a caminho do hospital porque a mulher sentia forte dores de cabeça, quando sofreram o acidente fatal. Após uma semana de internação o homem morreu e entrou para a estatística de óbitos por Covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou que “a gerência de Saúde de Blumenau comunicou a SES que o referido óbito tratava-se de um caso por causa externa (acidente de trânsito). Desta forma, o registro será retirado do banco de óbitos por Covid-19 neste sábado (25). O Governo não revela se houve erro no documento que informa a morte de Marlon.
Os exames de Marlon apontaram que ele estava positivo para coronavírus, mas foi considerada causa secundária da morte. O Hospital que atendeu o homem informa que a Vigilância Epidemiológica do município foi informada de que a causa da morte não era o coronavírus.
Já a Vigilância em Saúde disse que como o coronavírus estava na certidão de óbito, “considera-se que existe a possibilidade do fato dele estar com Covid-19 ter influenciado de alguma forma no agravamento da situação de saúde. Pelo protocolo, como estava na Declaração de Óbito, o município seria obrigado a incluir o caso no boletim da Covid-19”.