Após realizar os procedimentos necessários para esclarecer o problema que ocorreu nas eleições para o Conselho Tutelar no domingo, 04, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – divulga nesta terça-feira, 06 de outubro, o resultado oficial das eleições. Foram eleitos as candidatas: Neide Maria Cipriani Motta com 506 votos, Rita Maria Piazza com 391 votos, Rosemeri Tridapalli Montibeller com 376 votos, Elisangela Bassi Trainotti com 376 votos e Patricia Regina Tell Marchi com 375 votos. As cinco candidatas mais votadas assumirão, o cargo de Conselheiras Tutelares, no dia 10 de janeiro de 2016, com mandato de quatro anos.
Sobre os procedimentos realizados na segunda, 05:
Na segunda-feira, 05 de outubro, no período vespertino, os conselheiros do CMDCA, juntamente com os mesários e presidentes de mesa que atuaram na seção da Prefeitura Municipal e na presença do Promotor de Justiça da Comarca de São João Batista o sr. Dr. Nilton Exterkoetter reuniram-se para averiguar as possíveis falhas no processo eleitoral das urnas disponibilizadas na Prefeitura Municipal. No dia 04, durante a apuração dos votos percebeu-se uma diferença na contagem do número de assinaturas que foi maior que o número de cédulas depositadas nas urnas.
Diante disso, o CMDCA percebeu a existência de um erro na contagem das assinaturas no caderno eleitoral. Após recontado novamente por diversas vezes chegou-se a conclusão de que o número de assinaturas confere com o número de cédulas, sendo um total de 677.
Verificado o erro, na presença e conferência do Promotor de Justiça, foi agendada uma reunião com os candidatos, sendo esta aberta para a comunidade. A reunião aconteceu na segunda-feira, 05, às 19h, no auditório da Casa da Cidadania, além dos candidatos e seus convidados estavam presentes os conselheiros do CMDCA, o promotor de Justiça Dr. Nilton Exterkoetter e vereadores municipais. Foi realizado novamente a contagem das assinaturas com todos os presentes chegou-se ao mesmo resultado.
Dessa forma, foi aberto o envelope que estava lacrado com as assinaturas dos candidatos, conselheiros do CMDCA e representantes do Ministério Público para reiniciar a contagem das cédulas e apuração dos votos. Todo o processo de apuração foi realizado na presença do Promotor de Justiça da Comarca de São João Batista e chegou-se ao seguinte resultado:
Classificação do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares em Nova Trento
1 – Neide Maria Cipriani Motta – 506 votos
2 – Rita Maria Piazza – 391 votos
3 – Rosemeri Tridapalli Montibeller – 376 votos
4 – Elisangela Bassi Trainotti – 376 votos
5- Patricia Regina Tell Marchi – 375 votos
Suplentes:
6 – Zenaide Valentina Corsi Vanini – 290 votos
7 – Daiane Fachin Till – 229 votos
8 – Altair Castilho – 217 votos
9 – Michel Cipriani Bottamedi – 195
10 – Scheila Diamantina Torres – 163 votos
11 – Ana Karluza da Silva – 162 votos
12 – Bastiana Marques Lima – 70 votos