Nesta terça-feira (18), teve início o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) na rede municipal e estadual de ensino com o 5º ano do Ensino Fundamental. A aula inaugural aconteceu na Escola Flora Auta Brasil e a primeira aula foi na Escola de Educação Básica Professora Araci Espindola Dalsenter.
As aulas são ministradas pelo policial militar Fábio Gomes, treinado e preparado para desenvolver atividades, por meio de metodologia especialmente voltada para as crianças. “O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência”, informa a secretária de educação, Rosane Sartori Rosa.
Rosane relata que no Proerd é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. “Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência”, acrescenta.
Em São João Batista mais de 3500 crianças já passaram por essa formação, a maioria deles com o policial Arildo Cardoso, que com muito carisma conquistava a atenção dos estudantes.
O PROERD tem como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. Na Capital Catarinense dos Calçados é realizado há mais de oito anos.