Nesta sexta-feira, 13, o Comitê Olímpico Internacional anunciou a confirmação da adição de cinco novas disciplinas esportivas ao programa dos Jogos Olímpicos de 2028. Durante uma coletiva de imprensa, o COI revelou que flag football, squash, beisebol/softbol, críquete e lacrosse integrarão o evento olímpico na edição de Los Angeles.
Na última segunda-feira, 9, o comitê organizador dos Jogos de 2028 já havia indicado o interesse em incluir essas cinco modalidades no programa olímpico, e o pedido recebeu aprovação nesta sexta-feira. O flag football e o squash farão suas estreias olímpicas, enquanto o beisebol/softbol, o críquete e o lacrosse retornam após um longo hiato nas Olimpíadas.
O flag football é uma variante do futebol americano, jogada com equipes de cinco jogadores e sem contato físico. Em vez de derrubar o adversário, os atletas devem retirar uma fita que está presa à roupa do oponente. O “football” é o esporte mais popular nos Estados Unidos, onde os Jogos de 2028 serão realizados, e a NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) estava pressionando pelo seu ingresso nas Olimpíadas. No entanto, devido a questões logísticas e à necessidade de intervalos de descanso, a versão original será substituída pelo flag football.
Outras modalidades esportivas tiveram que ser adaptadas para se adequarem ao programa olímpico, como o críquete, que será disputado em uma versão chamada “twenty”, e o lacrosse. Ambas modalidades já fizeram parte dos Jogos Olímpicos no início do século passado, há mais de cem anos.
Por outro lado, o beisebol e sua versão feminina, conhecida como softbol, retornam aos Jogos Olímpicos depois de estarem ausentes em Paris 2024. Finalmente, o squash conseguiu sua inclusão olímpica após 20 anos de tentativas.