Construções foram demolidas na manhã desta quinta-feira (10) em Itapema. A Polícia Militar comandou a operação e disse que o objetivo é conter a invasão em área de preservação ambiental na localidade conhecida como João do Mato.
Ao todo, 17 construções foram colocadas abaixo, algumas em estágio inicial de obras e outras em fase mais avançada. A PM garantiu que nenhuma das edificações era habitada. A Celesc também esteve no local e cortou ao menos cinco ligações irregulares que levavam energia a cerca de 100 casas.
Imagens divulgadas pela polícia mostram máquinas derrubando as construções.
Ação da PM teve o apoio da prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Ambiental Área Costeira, Segurança Pública e Defesa Civil. Segundo a corporação, o trabalho na comunidade reflete também no combate a crimes como tráfico de drogas, furto e receptação.
Conforme o comandante Eder Jaciel de Souza Oliveira, a operação dessa semana ainda mira coibir a ação de grileiros no local, que invadem a área de preservação permanente e ameaçam os moradores.
A invasão na região da Rua 450, no bairro Morretes, é alvo de um procedimento do Ministério Público de Santa Catarina. A denúncia trata de quebra de ordem pública, possíveis crimes ambientais e, ainda, possível envolvimento de facção criminosa de abrangência nacional.