O talento da voz de Valmir Bertotti já encantou milhares de pessoas da região e estado. Nascido em Nova Trento, ele geralmente se apesenta na Cantina Italiana, mas também é comum estar presente em festas típicas italianas. Na infância, participou do coral infanto juvenil, onde era solista em algumas músicas. Valmir Bertotti nasceu em Nova Trento-SC. Aos nove anos participou do coral Infanto – Juvenil de Nova Trento até aos 11 anos, do qual era solista em algumas canções.
Durante sua participação no Coral, chegou a disputar dois Festivais de música em Nova Trento, obtendo o lº lugar nos mesmos. Valmir Bertotti, em 1990 participou de um Curso no Teatro do CIC, em Florianópolis, de técnica vocal, tendo como professora a conceituada Mezzo-Soprano Tereza Simas Aguiar de Florianópolis. Teve também aulas particulares com a mesma até 1994.
No ano de 1998, estudou no Conservatório Musical de Florianópolis, tendo como Professora a soprano Kalinka Damiani, e o Tenor Fernando Tadeu De Carli.
Valmir já se apresentou com grande sucesso em dez edições da Festa “Incanto Trentino” – Festa do Vinho e das Tradições Trentino Italianas de Nova Trento. Dois anos consecutivos na Fenarreco, em Brusque, onde foram realizadas as noites Italianas. Também esteve presente em quatro ediçôes da “Festa Trentina Riocedrense” de Rio dos Cedros; em cinco edições da “Fest’Itália” de Blumenau; na Festa “La Sagra” em Rodeio; em três edições na “La Festa dei Bergamaschi” em Botuverá; em Governador Celso Ramos na “ Noite Italiana” daquela Cidade; em cinco edições na ” Festa do Imigrante” em Timbó; em duas edições na “Festa Vinveneto “ em Joinville; em duas edições na “Festa das Tradições” em Joinville, em cinco edições na “Festa Per Tutti “ de Ascurra ; no primeiro jantar Italiano da cidade de Ascurra; na “BrusQuitália de Brusque; em dois jantares Italiano promovido pelo Círculo Italiano de Jaraguá do Sul; em cinco edições da “Festa Italiana de Jaraguá do Sul”; “ Encontro das Nações” em Florianópolis; na terceira ( Anima Italiana de Rio do Sul ) na terceira edição da ( Felicitá ) de Brusque.
E como aluno, de Técnica Vocal, se apresentou no Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura), no TAC ( Teatro Álvaro de Carvalho ) e no Auditório da Eletrosul, todos em Florianópolis.
No dia 30 de julho de 2000, em Brusque, recebeu o título “Bruschi Saluta” III Edição, dirigido às personalidades das artes em geral que direta ou indiretamente produzem ou viabilizam atividades de conteúdo artístico-culturais na comunidade Ítalo-catarinense.
Neste mesmo ano participou do primeiro Festival Estadual da Canção Italiana, realizado na cidade de Blumenau, conseguindo o terceiro lugar, sendo o único do Estado da Categoria Interpretação a ganhar uma premiação, onde competiram cantores do Estado do Rio Grande do Sul .
Nessa entrevista ao Jornalismo da Super, ele destaca a carreira e a importância da música italiana.
Ouça a Reportagem
Foto: Acioni Cassaniga/Divulgação