O evento que acontecerá dia 1º de abril de 2017 na Praça Prefeito Bertoldo Manoel Cirilo (em frente da Igreja Matriz/Prefeitura), Biblioteca Municipal e Auditório do Centro de Cultura e Educação, reunirá mais de 10 atrações artísticas e culturais durante toda a tarde e início da noite.
A Marafunda Cultural será realizada das 14h às 21h, e será um evento gratuito. Entre as atrações já confirmadas estão o teatro de bonecos, teatro lambe-lambe, performance de palhaços, contação de histórias, roda de capoeira, lançamento de livro, pintura ao vivo, concerto de violino, sessão de cinema, entre outros.
Idealizado e realizado pelo Olaria Coletivo de Artes e vários artistas de Canelinha, contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Canelinha e Secretaria de Educação e Cultura.
O Olaria é formado pelos grupos Cia Andante Produções Artísticas, Cia Circo Íris, La Luna Cia de Teatro, Pequeninus Grupo de Arte e pelo fotógrafo José Victor Pereira. Será um dia muito gostoso e divertido, com atrações para toda família. Marque na agenda, traga seu banquinho e sua boa energia para vivenciar um dia multicultural.
Programação:
14h: Abertura e apresentação do Grupo de Terno de Reis
14h40: Lançamento do livro-imagem “Cidade da chuva” e sessão de autógrafos com Humberto Soares da Pequeninus Grupo de Arte
15h00: Roda de capoeira
15h30: Contação de histórias – “Bruxa do armário de limpeza” com La Luna Cia de Teatro
16h: “Intervenção palhacística cômica drástica contemporânea” com Cia Andante
16h30: Concerto de violinos e Pintura ao vivo “Tatuí O Piá que Espia” com Humberto Soares da Pequeninus Grupo de Arte
17h: Sarau de poesia com o Grupo de Poetas Sol Nascente
17h30 às 19h30:
• Espetáculo de Teatro lambe-lambe “Espia Só!” com a Cia Andante
• Sessão de cinema infantil
• Contação de histórias “A bruxa Salomé” com La Luna Cia de Teatro
19h30: Espetáculo “Quedelhe o Boi?” com Pequeninus Grupo de Arte
20h 30: Concerto de violinos e encerramento com o Olaria Coletivo de Artes
21h30 : Sessão de cinema adulto
Durante todo o evento acontecerá intervenção dos palhaços Grapixo e Pixincha da Cia Circo Iris com a performance “ Palhaços Mascate” , Varal de poesia com o Grupo de Poetas Sol Nascente e varal de fotos do Olaria Coletivo de artes.
Sinopse de algumas atrações:
Contação de histórias: “A bruxa Salomé” de Audrey Wood (La Luna)Sete crianças, sozinhas em casa, que não podem chegar nem perto do fogo e nem abrir a porta para estranhos. O que acontece quando uma bruxa que misteriosamente perdeu o pé, bate na porta e pede para entrar em troca de um saco de ouro?
Contação de histórias: ” Bruxa do armário de limpeza” de Pierre Gripari (La Luna)
Uma casinha tão bonitinha, bem arrumadinha, ensolarada… O que pode ter de errado? Ela custou só 5,00 reais porque dizem ser mal-assombrada! Será que a bruxa do armário de limpeza existe mesmo? Quem tem coragem de ouvir a história até o fim?
Intervenção palhacística cômica drástica contemporânea (Cia Andante): Os palhaços Gúti e Póc passeiam pelo humor e poesia do cotidiano de um casal de palhaços.
“Espia só!” – Teatro lambe-lambe (Cia Andante):
Intervenção de Teatro Lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um casal de ciganos que apresentam seus espetáculos. A tenda atrai a curiosidade das pessoas e no interior das “caixas misteriosas” são apresentados, simultaneamente, dois espetáculos e uma caixa-instalação, para um espectador por vez. Minutos de magia para espiar à vontade.
Performance Palhaços Mascate (Cia Circo Íris):
É uma feira de troca e os feirantes são uma dupla de palhaços que distribuem sorrisos, trocam utensílios, livros, roupas, por moedas solidárias. Novos. Usados e Esquecidos!
Tem de tudo nessa feira: coisas, histórias das coisas e presentes, muitos presentes. A qualquer momento os palhaços estão dispostos a presentear os visitantes da feira, sugerir algo, como faz um vendedor ou dar conselhos como fazem os amigos. Grapixo e Pixincha estão interessados mesmo em fazer um bom negócio, somando as presenças com as ausências gerando encontros, de pessoas, coisas e histórias.
Espetáculo QUEDELHE O BOI? (Pequeninus Grupo de Arte):
Teatro de bonecos que brinca o folguedo do boi de mamão, narra sobre o sumiço do boi pequeno do Mané Mateus. É uma versão dos bois brincados em diversos lugares do país. O espetáculo mostra a cultura popular e personagem cativantes.
Livro “CIDADE DA CHUVA “ (Pequeninus Grupo de Arte):
Lançamento do livro-imagem “Cidade da Chuva” de Humberto Soares. Um livro de narrativa visual, sem palavras. É a história de amor entre o sol e a chuva, um amor impossível que se torna possível. Sessão de autógrafos e venda do livro no local.
Intervenção TATUÍ O PIÁ QUE ESPIA (Pequeninus Grupo de Arte):
O artista irá fazer uma pintura ao vivo. Performance de Humberto Soares, sobre o personagem Tatuí (o piá que espia) publicado no Jornal Correio catarinense. Tatuí é um picolezeiro encantado que vive por aí, espiando tudo, espiando a vida.