De 25 a 27 de março a Cia Circo-Íris realiza o evento Circo na Rua e traz atrações circenses para Canelinha. Numa programação gratuita e aberta à comunidade, espetáculos, cortejo, malabarismo, pirataria, cinema, palhaçaria com os incríveis piratas, malabaristas, dançarina e palhaços, apresentarão a magia do circo para Canelinha.
No dia 25, segunda-feira, acontece o Cortejo de Abertura, com saída às 8h da Praça Prefeito Bertoldo Manoel Cirilo (praça da igreja matriz), até a praça do Espaço de Artes Galeão. Ás 08h30, inicia a apresentação do espetáculo Pequeno Circo de Variedades da Cia Circo-Íris, de Canelinha, com a participação da Mantramazônia, de Pomerode e Cia Uma Da Outra, de Florianópolis.
No dia 26, terça-feira, às 15h30min, será apresentado o espetáculo O Desembarco da Circo Pirata Show, de Balneário Camboriú, na praça do Espaço de Artes Galeão. Ás 19h30, será exibido o filme “Jonas e Circo Sem Lona”, no auditório do Centro de Arte e Educação, ao lado da prefeitura municipal.
Já no dia 27, quarta-feira, Dia Nacional do Circo, às 15h30 acontece o treino circense e palco aberto, com malabarismo, acrobacias, equilíbrio e palhaçaria na Praça Prefeito Bertoldo Manoel Cirilo (praça da igreja matriz).
Para encerrar a programação, o espetáculo Clov’s – O Internacional da Cia Teatro Lá Nos Fundos, de Criciúma, será apresentado às 19h30 no Espaço de Artes Galeão.
Esse é o segundo ano do evento Circo Na Rua em Canelinha. A produtora da Cia Circo-íris, Rafaela Kinas, afirma que “a continuidade e manutenção de projetos como esse são fundamentais para a formação de público em Canelinha. Além disso, manter essa celebração no calendário cultural da cidade atrai os olhares da comunidade artística e é isso que garante termos uma programação de tanta qualidade como a que ofereceremos à comunidade do Vale do Rio Tijucas”.
Segundo Luca Tuã, palhaço e integrante da Cia Circo-íris, “o apoio de instituições públicas e privadas é imprescindível para que possamos garantir a vinda dos artistas para Canelinha e ao mesmo tempo tornar acessível para a população bens culturais com ingressos gratuitos com contribuições ao chapéu, ou seja, proporcionando o encontro da população com a arte e estimulando o público a valorizar o trabalhador da cultura com o que pode”.
Na edição de 2019, o Circo Na Rua conta com apoio do Sesc Tijucas, da Coordenação de Cultura de Canelinha e da Prefeitura de Canelinha.
PEQUENO CIRCO DE VARIEDADES
Projeto idealizado pela Cia Circo-Íris, de Canelinha, por meio de sua representante Rafaela Kinas. Em 2017, a Cia recebeu o Prêmio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo às Artes e à Cultura do Estado de Santa Catarina para a montagem de um espetáculo circense de rua, com ênfase na comicidade. “A ideia de possuir no repertório da Cia Circo-Íris um Pequeno Circo de Variedades nos acompanha no formato de work in progress desde o início da companhia.
Após dois anos de pesquisa, de busca por uma comicidade genuína da dupla de palhaços Grapixo e Pixincha e de encontros com o público em escolas, praças e ruas, nos sentimos prontos para mobilizar uma rede de profissionais dispostas a realizarem conosco um processo de montagem para trazer à luz esse Pequeno Circo”, comenta Rafaela.
O processo de montagem do espetáculo Pequeno Circo de Variedades inclui ações durante todo o ano de 2018, como o evento Circo na Rua, como o objetivo de fomentar a cultura, a arte circense e de rua no Vale do Rio Tijucas. Segundo Rafaela é uma forma de promover também o acesso às artes para a comunidade e a profissionalização de artistas por meio de oficinas e apresentações. A estreia do espetáculo Pequeno Circo de Variedades está prevista para o mês de novembro deste ano, com apresentações nas cidades de Canelinha, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.
CIA CIRCO-ÍRIS
Os artistas Luca Tuã e Rafaela Kinas são os fundadores da companhia circense, que tem sede em Canelinha desde 2016. Conheça a dupla pelo site www.ciacircoiris.com.br.