O final de semana será repleto de atrações em São João Batista, inclusive circenses. Em tour pelo Vale do Rio Tijucas, a Cia Circo-Íris promoverá três atividades na Capital Catarinense do Calçado. As duas primeiras acontecem no sábado (10). Por volta das 15h, o grupo fará uma intervenção na Avenida da Amizade e, às 16h, na Praça do Sapateiro, uma Oficina de Malabares.
“Quando praticamos ao ar livre, nas praças, sentimos que as pessoas têm muita vontade de brincar também. Oferecemos essa oficina como uma forma de oportunizar essa experiência para as pessoas, de todas as idades, com vontade de que a prática do malabarismo como lazer e esporte se popularize. Também é uma forma de nos aproximar ainda mais do público da nossa região”, comenta a idealizadora do projeto e atriz, Rafaela Kinas.
No domingo, às 16h, também na Praça do Sapateiro, será apresentado o espetáculo ‘Pequeno Circo de Variedades’, com duração de aproximadamente 45 minutos. “O espetáculo é composto por números circenses, de habilidades executadas com a graça e a sofisticação que apenas dois palhaços são capazes”, diz o artista Luca Tuã. A apresentação será seguida de uma roda de conversa sobre o processo de criação do espetáculo, sobre a Cia e a arte na rua.
Todas as atividades têm classificação etária livre, são gratuitas e abertas à comunidade, sendo disponibilizado um chapéu para contribuições espontâneas e conscientes. Premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2017), o projeto conta com apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura e da Funcultural. As apresentações em São João Batista contam também com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve).
“É muito importante que a cidade tenha esta troca de experiências, de conhecimentos do mundo artístico, para que cada vez mais as pessoas se atentem ao tanto que a cultura pode somar em suas vidas. Por isso prontamente aceitamos ser parceiros deste projeto. Tenho a certeza que os artistas, que moram aqui na região inclusive, nos brindarão com um belo espetáculo”, destaca o coordenador da Funjuve, Jerry Andriani Laurindo.