A ginga, a dança, e o canto estiveram presentes na Praça Deputado Walter Vicente Gomes, no Centro de São João Batista, na manhã de sábado, 19, com a realização de um evento de capoeira, do Centro Educacional Desterro Capoeira. o objetivo foi difundir esse esporte, além da troca de faixas dos participantes.
A Desterro Capoeira tem parcerias com bairros de São João Batista, onde realiza a prática desse esporte. Segundo Aldair da Silva Santana, o graduado Gróe, há oito anos em que se realiza um trabalho social na sede da Associação Século XXX, no bairro Jardim São Paulo. Os treinos realizam-se as segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 20h30 infantil, e das 20h30 às 21h30, com o público adulto. Já na Associação do bairro Cardoso, os treinos são as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, infantil e adulto. “É um trabalho voltado contra as drogas além de incentivar as crianças para um bom desempenho nos estudos”, destaca.
No bairro Carmelo, os treinos realizam-se na Associação Suzana Santos, nas segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30 para todas as idades, e são proferidos por Jean Carlos Cunha, o instrutor Miúdo. “A capoeira é o único esporte que é reconhecido pela Unesco, como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade”, conclui o instrutor.
Foto: Lara Quadros/Divulgação
Ouça a Reportagem