A Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebe até o dia 14 de novembro a exposição “O Somsilêncio da Imagem”, do fotógrafo Zé Paiva. São 16 fotografias contemplativas, feitas em diversos lugares do mundo. A mostra foi aberta oficialmente na noite de terça-feira, 30.
As imagens expostas na Alesc estão acompanhadas de haikais (poemas curtos de três linhas) de Matsuo Bashô, um poeta japonês do século XVII. Para Zé Paiva, os poemas têm a combinação perfeita com as fotos da exposição.
“Quando comecei a meditar, há oito anos, me dei conta que a fotografia que eu faço tem muito a ver com a contemplação e com a meditação. Passei a trabalhar mais com essa relação nas fotos”, afirma Zé Paiva, que morou 32 anos em Florianópolis e atualmente vive em uma aldeia budista.
O texto de apresentação da mostra é do escritor Fábio Brüggemann e o design de Maurício Paiva. Para criar a identidade visual da exposição, Paiva pesquisou a cultura japonesa e chegou num resultado muito interessante que lembra a caligrafia dos ideogramas orientais.
O artista Zé Paiva trocou a engenharia pela fotografia em 1984 e desde então viaja por todo o planeta criando imagens. Pós-graduado em Fotografia pela Univali, já foi professor na ESPM, Udesc e Furb. É autor dos livros Expedição Natureza Catarina, Natureza Gaúcha e Natureza Tocantins. Suas fotos foram selecionadas para a coleção Pirelli Masp em 2009. Em 2012, Zé Paiva recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
A mostra “O Somsilêncio da Imagem” é inédita. É uma das exposições selecionadas pelo Edital de Seleção de Projetos para Ocupações Artísticas da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, realizado pela Gerência Cultural da Alesc.
O público pode visitar a exposição, situada no hall do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. A entrada é gratuita.
Fotos: Agência AL