Em um período de um pouco mais de um mês, o município de Nova Trento recebeu duas delegações italianas, que visitaram os pontos turísticos e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cultura neotrentina. Assim como no encontro em setembro, a delegação que esteve em Nova Trento na quinta-feira, 15, cumpre agenda em comemoração aos 140 anos de Imigração Trentina no Brasil e os 150 anos de nascimento de Amáblie Lúcia Visintainer, a Santa Paulina.
Na ocasião, visitaram o município, o Arcebispo de Trento, na Itália, Dom Luigi Bressan, o presidente e vice-presidente da Associazione Trentini Nel Mondo, Alberto Tafner e Cesare Ciola, coordenadora regional dos Circolos Trentinos no Brasil, Iracema Moser Cani e do coordenador de área do Paraná e Santa Catarina dos Circolos Trentinos no Brasil, Giuliano Sávio Berti.
De acordo com Giuliano Sávio Berti, coordenador de área do Paraná e Santa Catarina dos Circolos Trentinos no Brasil, além de Nova Trento, o grupo cumpriu agenda nas cidades de Taió, Rodeio e Gaspar. “As comemorações encerraram em Nova Trento com o encontro dos Circolos Trentinos da região ao meio dia e a celebração de Dom Luigi Bressan, no Santuário Santa Paulina”, explica.
O grupo foi recepcionado às 10h, na capela Santa Ágata, no bairro Besenello pelas autoridades municipais e a comunidade. Em seguida, a comitiva se deslocou à sede do Circolo Trentino de Nova Trento para uma reunião. Em um ato solene, o vice-prefeito Josemar Guilherme Franzoi destacou a alegria em receber a comitiva, além disso, ressaltou a importância que encontros como este tem para Nova Trento.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Eluisio Antônio Voltolini também destacou o assunto. “É uma felicidade receber mais esta comitiva em nosso município para celebrar os 140 anos da Imigração Trentina no Brasil. Este é um motivo de orgulho para todos nós”, acrescenta.
Depois disso, seguiram para o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, o Morro da Cruz, onde a comitiva italiana pode conhecer mais da história do município e contemplar as belezas naturais.
Dom Luigi Bressan agradeceu a acolhida no município e relembrou a experiência que teve no início de sua formação sacerdotal, quando encontrou na Paróquia de Bessenello, em Trento, um livro com os registros das famílias e imigraram para o Brasil e trouxeram consigo o quadro de Santa Ágata. Ao meio dia o grupo encontrou-se com representantes dos Círculos Trentinos de diversas cidades da região, e representantes da Igreja Católica, no restaurante Cantina Italiana, no Centro. Em setembro, outra delegação da Província de Trento esteve em Nova Trento.