A paixão por equipamentos eletrônicos, em especial, videogames e computadores, fez com que o empresário da área da informática Eduardo Augusto de Monte Vicente, tivesse uma ideia para preservar e cultivar este sentimento especial por novas e velhas tecnologias.
Natural de Nova Trento, Edu é proprietário da Educomp informática, com unidades em São João Batista e Nova Trento. No prédio onde esta instalada a filial da empresa na terra dos calçados, o neotrentino resolveu criar um museu da informática e videogames. O acervo conta com mais de 500 peças, entre elas, Computadores, placas, videogames, impressoras, máquinas de escrever e diversos acessórios destes equipamentos. Eduardo conta que algumas peças, em particular, são especiais para ele. O primeiro computador pessoal PCXT, um computador portátil Compaq Portable 3, único no mundo e em perfeito estado e o primeiro videogame nacional, o Tele Jogo 1. “Estas Três peças são as mais importantes para mim” destaca Edu.
Os equipamentos estão dispostos de forma cronológica, do mais antigo ao mais atual, para assim, mostrar a evolução das tecnologias. O que mais chama a atenção é que, quando você diz que vai visitar um museu, a primeira coisa que vem à mente das pessoas são de coisas velhas, que não funcionam e que já não servem para mais nada. No caso deste museu, todas as peças estão em perfeito estado de funcionamento e conservação. Se você pedir com jeitinho, talvez até consiga jogar em uma máquina projetada que possui todos os jogos de todos os fliperamas de todos os tempos. São mais de 35 mil jogos.
O museu é o único do gênero no país e está aberto para visitações do público em geral. A preferência de atendimento são para as crianças, professores e educadores com turmas que tenham interesse em conhecer a evolução das tecnologias. A entrada é gratuita e pode ser agendada pelo fone 48 3265 3953 ou através do WhatsApp 48 9997 7095.