O 1º Seminário da Cultura Batistense foi realizado na tarde de sábado, 01, e marcou o início dos trabalhos para implementação do Sistema Municipal de Cultural. O evento, que ocorreu no Salão de Encontros João Paulo II, contou com a participação de 80 pessoas, reunindo artistas, jovens e a comunidade para dialogar sobre o assunto.
“O balanço do Seminário é positivo, estamos muito felizes pelo respaldo que recebemos. É a primeira vez que a comunidade é chamada a participar sobre a questão de política pública na área da cultura. Temos a certeza de que esse processo será um marco na cultura de São João Batista”, avalia Jerry Andriani, coordenador da Fundação Municipal da Juventude (Funjuve) e presidente do Colegiado de Políticas Culturais (CPOC) da Granfpolis,.
O encontro foi dividido em duas partes. Na primeira, Jerry conduziu uma conversa sobre o assunto e houve a indicação dos representantes da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal de Política Cultural (lista abaixo). Já na segunda parte, a coordenadora técnica do CPOC e assessora de projetos especiais da Granfpolis, Adriana de Souza Nascimento, ministrou a palestra “Princípios para a criação da política pública municipal de cultura de São João Batista”.
“São João Batista começa o processo de implantação dessa política pública Municipal de Cultura de forma excelente, com uma grande participação. O que é maravilhoso do ponto de vista da legitimidade. Ou seja, a política pública vai ser constituída de fato pela comunidade”, destaca Adriana. Ela ainda explica que a estimativa é que o trabalho leve cerca de 12 meses. “Ao final do processo, São João Batista terá uma política pública municipal instituída, que vai poder perpassar gestões e, assim, as ações terem uma continuidade”, complementa.
Conselho Municipal de Política Cultural
Durante o encontro, foram conhecidos os representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal da Cultura e Juventude. Confira quem são eles: Leovania Angeli e Roberto Canto (Artesanato e Artes Visuais), Indianara Collioni e Everton Soares (Teatro e Circo), Márcio José Gonçalves e Helohin Sgrott (Música), Sérgio Rodrigues e Jander Ricardo (Dança), Lidiane Santos e Márcia Reinert (Cultura Popular e Afro-brasileira) e Raquel Izolina Mázera dos Santos e Rosa dos Santos (Biblioteca, Livro e Literatura).
Mapeamento cultural
Outro importante passo para implementação do Sistema Municipal de Cultura é fazer um levantamento das pessoas e grupos que exercem atividades artístico-culturais na cidade. Para tanto, está sendo realizado o 1º Mapeamento Cultural de São João Batista. O formulário, que segue aberto até o dia 10 de novembro, está disponível no site www.sjbatista.sc.gov.br e na Escola Municipal de Dança, Teatro e Música (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº).