Os 126 anos da Banda Musical Padre Sabbatini foram comemorados em sessão especial do Parlamento na noite de quarta-feira (21). Fundada em 5 de outubro de 1889 pelo padre Ângelo Sabbatini, na então Vila de Nova Trento, chamava-se Filarmônica Neotrentina e é a mais antiga em atividade no estado. A homenagem foi sugerida pelo deputado Sílvio Dreveck (PP) e reuniu lideranças políticas municipais, músicos e familiares no plenário da Assembleia Legislativa.
Sabbatini, italiano de Macerata, era músico e trouxe consigo a ideia de fundar uma banda quando assumiu, em janeiro daquele ano, a paróquia de imigrantes trentinos. Em 5 de junho de 1890, fez sua primeira apresentação na procissão de Corpus Christi, executando a peça Arlequino. O próprio padre registrou em seu diário. “Multidão das grandes, a banda de Nova Trento está tocando pela primeira vez. O povo aplaude com entusiasmo e está muito contente…”
Formada por 35 músicos voluntários do município de Nova Trento, faz parte da história da cidade. “Quase todas as famílias neotrentinas tiveram alguém que participou ou participa da banda”, lembrou André Ricardo Masera Marchi, presidente da filarmônica. “Era chamada carinhosamente de Furiosa, por tocar vigorosamente nos anos dourados brasileiros. Nos primeiros tempos os músicos falavam assim: tocamos bem, e bebemos melhor”, contou.
Além das apresentações, a banda tem uma escola de música própria, responsável por formar seus instrumentistas e renovar seus participantes a cada geração. O maestro Adriano Bertotti assumiu o posto em 2012, mas há 18 anos participa da banda, tocando trompete. “A música é um incentivo para se construir a vida de uma forma mais tranquila e mais suave, é um momento da alma. É gratificante ver os músicos tocando, você sente que está fazendo a sua parte”, disse o maestro em seu discurso.
Dreveck reconheceu o trabalho dos músicos que voluntariamente vêm se dedicando à musica há mais de um século. ”É importante ressaltar que as tradições culturais, e em especial da música, são relevantes para as pessoas da comunidade, mas também é relevante para todos nós. É na música que podemos renovar a nossa espiritualidade, é ela quem nos alegra, nos conforta”, ressaltou o deputado.
Participaram da sessão o prefeito do município de Nova Trento, Gian Voltolini, o vereador Jucelino Chini (PP), o deputado Mario Marcondes (PR) e convidados.
Homenageados
Padre Angelo Sabbatini – in memoriam
Matteo Fontanella – in memoriam
Francesco Mazzola – in memoriam
Nicolau Bado – in memoriam
Francisco Prada – in memoriam
Luiz Virgílio Tomasi – in memoriam
Virgílio Tomasi – in memoriam
Eloy José Tell
Moisés Cipriani
Herberto Afonso Marchi
Anderson Clecius Cadorin
Adriano Bertotti, maestro
André Ricardo Masera Marchi, presidente da banda