São João Batista será contemplada em novembro com o projeto Circo na Rua Vale do Rio Tijucas, promovido pela Cia Circo-Íris. Serão duas atrações. A primeira será uma Oficina de Malabares, no dia 10, às 16h, na Praça do Sapateiro. No dia 11, no mesmo local e horário, acontece a apresentação do espetáculo ‘Pequeno Circo de Variedades’.
“Com aproximadamente 45 minutos, o espetáculo é composto por números circenses, de habilidades executadas com a graça e a sofisticação que apenas dois palhaços são capazes”, destaca o artista Luca Tuã. A sessão será seguida de uma roda de conversa sobre o processo de criação do espetáculo, a companhia e a arte na rua.
“É importante abrirmos esse espaço de diálogo para aproximarmos o público da realidade dos artistas locais. É um momento também para refletirmos juntos sobre a importância da arte na rua e do lazer na cidade”, complementa Tuã. Com classificação etária livre, as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, sendo disponibilizado um chapéu para contribuições espontâneas e conscientes.
O projeto, premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2017), conta com apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura e da Funcultural. As apresentações em São João Batista contam também com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve).
“É muito importante que a cidade tenha esta troca de experiências, de conhecimentos do mundo artístico, para que cada vez mais as pessoas se atentem ao tanto que a cultura pode somar em suas vidas. Por isso prontamente aceitamos ser parceiros deste projeto. Tenho a certeza que os artistas, que moram aqui na região inclusive, nos brindarão com um belo espetáculo”, comenta o coordenador da Funjuve, Jerry Andriani Laurindo.
Pequeno Circo de Variedades
O projeto, idealizado pela Cia Circo-Íris, por meio de sua representante Rafaela Kinas, recebeu o Prêmio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2017) para a montagem de um espetáculo circense de rua, com ênfase na comicidade. O processo incluiu ações durante todo o ano de 2018 com o objetivo de fomentar a cultura, a arte circense e de rua no Vale do Rio Tijucas, além da profissionalização de artistas. Os artistas Luca Tuã e Rafaela Kinas são os fundadores da companhia circense Circo-íris, que tem sede em Canelinha desde 2016.