Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país emitiram alertas sobre um novo golpe envolvendo notificações falsas de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os criminosos estão enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail, alegando que a CNH do destinatário está em processo de suspensão.
Essas mensagens incluem um link que direciona os destinatários para uma página falsa que imita o sistema do Governo Federal. Ao preencher os dados pessoais na página falsa, o site apresenta informações fraudulentas sobre supostas infrações e valores, oferecendo uma opção para “regularizar” a situação, que na verdade é um golpe.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) relatou que esses alertas e casos foram registrados em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Diversos relatos de pessoas que receberam essas mensagens já circulam nas redes sociais. Um internauta comentou: “Incrível, estou em processo de renovação da carteira e olha só, golpe usando o Detran”, compartilhando uma imagem da mensagem suspeita que recebeu.
Givaldo Vieira, presidente da AND, orienta que os motoristas desconfiem de qualquer notificação de suspensão ou cassação de CNH recebida por meios não oficiais. Ele recomenda que qualquer pessoa que receba essas mensagens denuncie o caso à Ouvidoria ou às autoridades policiais de seu estado.
“Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são feitos por canais oficiais, seja por correspondência devidamente identificada, enviada pelos Correios, ou outras formas amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É essencial que os cidadãos consultem os sites oficiais dos Detrans para verificar se há infrações registradas ou processos de suspensão ou cassação em andamento”, explica Vieira.
Os motoristas também podem utilizar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para consultar possíveis infrações. A ferramenta permite a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para receber notificações de infrações e penalidades de forma eletrônica.
A AND reforça: “Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais ou entre em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado para verificar a veracidade das informações.”